Sonhos não nos levam a lugar algum.




Não é raro possuirmos sonhos que parecem muito distantes da nossa atual realidade e por isto, apenas poucos se comprometem a materializá-los. O primeiro passo para que possamos realizar um sonho é temos bem definidos o objetivo e a meta e para isto o conceito de ambos deve ser bem claro.

O objetivo é a descrição do que se pretende alcançar e quando a esta descrição se agrega uma quantificação e um prazo determinado, tem-se uma meta.
No campo da administração é muito difundido alguns fatores que devem ser levados em conta para uma boa definição de meta:

  • Deve ser específica: o caminho que precisa ser percorrido para sua realização deve ser preciso e bem claro.
  • Deve ser mensurável: qual o número que se quer atingir.
  • Deve ser atingível: Uma meta deve ser desafiadora e atingível ao mesmo tempo. Aqui se determina os meios para se atingí-la.
  • Deve ser relevante: uma meta deve estar alinhada ao caráter pessoal das pessoas envolvidas, a fim de estimular a motivação intrínseca de cada um.
  • Deve ser temporal: o prazo a ser alcançado deve ser determinado.

Como exemplo, podemos definir o seguinte objetivo e meta: 

Objetivo: Ser rico.

Meta: Possuir ativos que gerem uma renda líquida de 10 salários mínimos até dezembro de 2030.

O próximo passo agora é traçar o plano de ação, o conjunto de atividades que nos levarão ao atingimento do objetivo.

Definir objetivos, metas e planos não é tarefa fácil, mas é melhor que ficarmos apenas sonhando durante uma vida inteira. É fato de que todo nós nos decepcionaremos em certos momentos da vida, porém, quem tem objetivos e metas bem definidos terão o prazer de ver seus sonhos se materializarem e nunca devemos nos esquecer de comemorar as nossas conquista.


Tecnologia do Blogger.