Mais alguns passos rumo à independência financeira


Consegui, ao longo de uma década, formar uma carteira de imóveis que me geram uma boa renda a qual é totalmente reinvestida na aquisição de outros imóveis. Mas este ciclo finalizará em 2018, quando o último imóvel irá intergra a acarteira (ver aqui). A partir de 2018, a renda gerada pelos imóveis será destinada a outros tipos de investimentos que ainda não tenho bem definidos.

Dando continuidade aos objetivos para se atingir a meta G65, iniciei este mês duas importantes ações:

  • Montar uma carteira de renda variável voltada para geração de fluxo de caixa.
  • Estudar a abertura de um negócio próprio.

A carteira de renda variável é constituída por apenas fundos de investimentos imobiliários (FII), talvez futuramente integre algumas ações. A carteira tem um valor muito baixo, algo em torno de R$ 3.000,00. Pretendo realizar regularmente pequenos aportes por um período. O objetivo é ter uma carteira cujo valor seja de no mínimo R$ 100.000,00 e a renda gerada fique próxima a  R$ 10.000,00 anuais. Portanto, está claro que futuramente os aportes deverão ser robustos.

Para mim é muito importante abertura de um negócio próprio, dedicar horas em algo que gosto, afinal, nunca passou pela minha cabeça parar de trabalhar, mesmo conquistando a independência financeira. A muito tempo que considero esta possibilidade porém, devido as várias mudanças de cidade, por as ações em prática era muito complicado. Mas agora as coisas mudaram, abrir um negócio se tornou uma opção muito factível. Tenho algumas idéias de negócio e pretendo apresentá-las aos poucos, aqui no blog. Quem puder me ajudar com opiniões, esteja a vontade.

Para conhecer melhor onde vou investir muitos finais de semana, mais de 10 horas de trabalho e outras peculiaridades do mundo do empreendedorismo, terei que seguir alguns passos importantes como:

  • Elaborar um plano de negócio.
  • Conhecer pessoas da área.
  • Participar de seminários, feiras, fóruns, workshop relacionados ao negócio.

Um negócio próprio é o investimento mais arriscado que se possa fazer, muito mais que renda variável, sempre tive esta noção. Porém, tenho pelo menos três anos para fazer um bom dever de casa, tirar minhas dúvidas e me familiarizar com o meio em que o negócio está inserido minimizando assim, alguns riscos e evitando outros.

Como visto, as tarefas pelos próximos meses serão árduas, portanto, a ação agora é arregaçar as mangas e mãos-a-obra.


6 comentários:

  1. Cara parabéns pelo seu blog, bem agradável. Gosto muito de construções embora não sou da área, me identifiquei com seu blog com certeza será agradável acompanha-ló e extrair experiências. Siga firme, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chaves.

      Esteja à vontade para opinar, dar sugestões e descordar de algo.

      Eu também gosto de ler algumas coisas sobre construções e gosto de imóveis. Minha experiência com a construção da minha casa ensinou me muito sobre finanças pessoais, pois, havia me endividado até a tampa. Uma hora conto esse caso.

      Visitei seu blog e observei que você está numa bela cesta de dúvidas. Mas com o esforço que está fazendo logo sairá delas, irá se equilibrar financeiramente e começará a poupar para investir. Isto é bom

      Te adicionei ao meu bogroll para acompanhá-lo e seja bem vindo.

      Excluir
  2. G65,
    Acho excelente a idéia de abrir um negócio, mas como você mesmo disse, é bem arriscado, sobretudo se você estiver disposto a fazer um aporte significativo. Recomendo que antes de avançar, você estude bastante o assunto (gestão de negócios). Eu mesmo fiz um MBA nesta área e fiquei bastante surpreso com tudo o que vi. Fizemos alguns planos de negócios (como trabalhos) e foi muito proveitoso, pois na prática a teoria é outra.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei,

      arriscado é, e muito. Mas terei tempo para estudar, não pretendo nada na correria. Acho bom fazer alguns cursos no SEBRAE e conhecer algumas pessoas com veia empreendedora, quem sabe eu encontre um mentor.

      Como você fez MBA na área de administração/gestão de negócios poderá dar boas sugestões, mesmo que sejam com base em teoria. Vou apanhar um bocado, mas bola prá frente.

      Excluir
    2. Legal, isso mesmo, o Sebrae é um bom caminho. Conte comigo, no que eu puder ajudar eu terei o maior prazer.
      Abraços

      Excluir
    3. EI,

      já estou contando contigo, obrigado.

      Excluir

Fica a critério do administrador do blog GERAÇÃO 65 excluir comentários considerados ofensivos ou que contenham palavras de baixo calão.

Tecnologia do Blogger.