Quem é o nosso público alvo?




Na cidade onde atualmente estamos morando, existem dezenas de lojas de roupas. A grande maioria são lojas de roupas e acessórios femininos. Dentre estas lojas há uma especializada em roupas GG, outra em vestidos de noiva, duas voltadas para o público infanto-juvenil.

Pretendemos investir em uma loja de roupas e acessórios infanto-juvenil de ótima qualidade. Diante deste cenário, será que há espaço para o negócio que estamos planejando? Pensamos que sim, desde que tenhamos muito bem definido este nicho de mercado que pretendemos explorar. Não queremos concorrer com os grandes magazines que vendem de quase tudo um pouco e também não queremos medir forças com a maioria das lojas instaladas na região.

Diante do exposto, fica evidente a importância de evidenciarmos o nosso público alvo, pois, muita das decisões futuras dependerá disto, como:

  • A localização da loja.
  • Decoração do ambiente.
  • Qualidade dos produtos.
  • Prováveis fornecedores.
  • Nível de conhecimento dos vendedores.

Apesar de a cidade ser pequena, menos de 40.000 habitantes, há uma parcela razoável da população que possui um bom poder aquisitivo. Este público tem um perfil de consumo que pode ser definido da seguinte maneira:

  • Procuram roupas de confecções que apresentam boa qualidade.
  • Frequentam os melhores restaurantes da cidade.
  • A maioria tem filhos em escolas particulares.
  • Almoçam fora nos finais de semana.
  • Frequentam festas da sociedade local.
  • Apresentam-se quase sempre com um look impecável.

Acreditamos que esse o público torne a loja rentável, pois é capaz de adquirir o vestuário na faixa de preço que pretendemos vender. Devemos frisar sempre que a qualidade das roupas deve ser primordial, pois se trata de pessoas muito exigentes.

Está claro que não queremos diversificar os produtos e potenciais clientes da loja para mantermos a vantagem competitiva de atuar em apenas uma área. Isto irá facilitar bastante a manutenção do foco, o gerenciamento de estoques e compras.

Apesar deste breve levantamento, deveremos continuar estudando nosso público-alvo e se possível nos aproximar dele. Será importante fazermos uma pequena pesquisa de mercado, até mesmo junto ao comércio já instituído para tentarmos criar uma visão clara dos desafios que a nossa futura loja de roupas infanto-juvenil irá enfrentar em termos de consumidores.

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