Defina o público-alvo antes de investir em imóvel para obter renda de aluguel

 

Apartamento com maravilhosa vista para o mar, 4 suites, 3 salas, 2 dependências de empregada, armários na cozinha e em todos os dormitórios, condicionadores de ar instalados nos dormitórios e na área social, living com 120 m2, lavabo, 3 vagas de garagem, varanda em todos os dormitórios, 2 apartamentos por andar. O prédio conta com porteiro 24 horas, 2 elevadores, piscina e sauna seca.

Que belo apartamento, heim! Só o living é do tamanho do apartamento que atualmente estou morando. Com certeza o valor do aluguel é salgadaço para as minhas condições financeiras. E no mais, é muito luxo para o estilo de vida da minha família. Sem dúvidas existe um seleto público que procura um imóvel como este para morar.

Sempre tive o costume de ler anúncios de imóveis para locação com objetivo de me manter atualizado em relação aos valores praticados em algumas regiões. São diversos anúncios que, em poucas linhas, devem passar os pontos positivos do imóvel.

O que acham do anúncio abaixo:

Prédio com ótima localização, próximo a supermercados, padarias, bancos, linhas de ônibus, apartamento sobre loja, sem condomínio, com 3 quartos, sala, cozinha grande com bancada de inox, 2 banhos, área de serviço, piso 100% cerâmica.

Esse imóvel não é ndada interessante para eu morar com a família! Provavelmente deve ser pequeno demais, pois não foi explicitado a metragem do apartamento. Por não ter a taxa do condomínio deve ser um desses imóveis que o construtor faz uma ou duas lojas e sobre estas constroe um ou dois apartamentos para alugar, isto se não morar em um deles. Não perderia o meu tempo em agendar uma visita para conhecer melhor este imóvel. Nosso carro é popular, mas merece pelo menos uma garagem e esta nem mesmo foi citada no anúncio.

Porém, o imóvel anunciado acima pode ser uma boa opção para alguém que não tem automóvel e quer morar sozinha ou um casal com uma renda que dá apenas para cobrir as despesas básicas. Para este tipo de público o fato de não ter garagem não é problema e contar com supermercado, padaria e linhas de ônibus próximos é uma mão na roda. Me parece que este imóvel é uma excelente fonte de renda para o proprietário.

Pelos exemplos citados, fica claro que quem decide investir em imóvel para obter renda com aluguel deve ter o cuidado de definir o público-alvo. Para afirmar que a localização do imóvel é boa ou ruim dependerá do público em questão, ou seja, da condição social e econômica das pessoas a quem o imóvel se destina.

É muito vaga a afirmação de que o melhor imóvel para se obter renda com aluguel são aqueles localizados próximo a um grande shopping center ou então os imóveis próximos a estação de metrô ou ainda perto da área hospitalar. Uma boa locação irá depender se o imóvel está situado em uma região em que as principais necessidades e desejos do propenso inquilino são satisfeitos e o aluguel seja compatível com sua renda.

Geralmente as pessoas pertencentes às camadas de renda mais baixas buscam imóveis que estejam próximos a hospitais públicos, escolas públicas, acesso fácil ao transporte público e próximos do local onde trabalham. Já as pessoas providas de uma boa renda preferem bairros menos violentos, facilidade de acesso com automóveis particular, próximo a shoppings centers, bairros exclusivamente residenciais e boa pavimentação das ruas/avenidas.

Com o público-alvo definido, fica muito mais fácil decidir em qual região investir, o padrão da edificação ou tipo de imóvel à ser adquirido como investimento. Não serão cometidos erros como aquisição de imóvel cujo padrão seja totalmente incompatível com a região. Já ví algumas casas “de luxo” em bairros muito populares assim como já visitei imóveis muito simples em áreas nobres. Em ambas as situações o público-alvo encontrava-se em outros bairros e dificilmente esses imóveis foram bem alugados.


Tecnologia do Blogger.