Maio de 2014 - Fim da carteira G65 – Ações


Este é o último post de uma série de meses acompanhando a evolução da carteira G65, pois, na segunda quinzena de maio os papéis foram alienados paulatinamente culminando com o fim da carteira na última semana.


Durante o período de acompanhamento do desempenho da carteira obtive ótimos aprendizados e conselhos de blogueiros investidores e deixo claro que em um futuro muito próximo, inciarei novamente investimentos em renda variável.

Os resultados apresentados abaixo levaram em consideração as cotações no dia da venda de cada papél e não as cotações no final do mês.


RENDIMENTO: Neste mês, antes da alienação de todos os papéis, a carteira G65 rendeu –1,12% enquanto o índice bovespa apresentou um rendimento igual a 2,53%. 






CARTEIRA G65: Dentre as ações que estavam compondo a carteira, as ações da CIELO continuavam se destacando pelo excelente desempenho anual e histórico.

 

AÇÕES E SETORES: O fator determinante para a alteração da composição da carteira foi a variação na cotação dos papéis. Vale observar que, no perído,  foram trocados os papéis do Banco do Brasil pelo Banco Itaú.

 

 

 

 

 

 

 


DESEMPENHO: Considerando todo o período de investimento, o desempenho da carteira foi satisfatório. O rendimento obtido esteve 9,50 p.p. acima do CDI, 21,59 p.p. acima do IPCA e 69,00 p.p. acima do ibovespa. A rentabilidade nominal média mensal esteve em 0,92%. O ideal é que esta rentabilidade estivesse acima de 1,17%, o que significaria um rendimento anual acima de 15%.    

image


PROVENTOS: Neste mês houve crédito dos dividendos do Banco do Brasil, porém, o montante recebido não foi utilizado para compra de ações, foi retirado da conta da corretora.




















P/L: Como lucro da carteira G65 são considerados os ganhos com as ações, dividendos, resultados de trades, etc. Seguindo o conceito clássico do indicador P/L, no ritmo que estava sendo impresso, seriam necessários 6,86 anos para reaver todo montante investido.
















24 comentários:

  1. Resolveu seguir o mantra do "Sell in may and go away"? Qual o critério para voltar ao mercado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Land.

      Foi coincidência mesmo.

      Não tenho um critério estabelecido para entrar no mercado. Não utilizo análise técnica ou gráfica para me orientar nas compras. Simplesmente realizo compras aos poucos.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Uo.

      Estava indo bem sim, mas tive que realizar o lucro. Mas sem problema, foi por uma ótima causa.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Troll,

      esse foi parte do motivo, a compra do imóvel.

      Excluir
    2. Teve que pagar muito IR ou aproveitou bastante a isenção de 20k?

      Excluir
    3. Troll,

      me aproveitei da insenção de 20K quando fazia a alienação de alguns ativos que tinha lucros altos e comprar outros, como exemplo: venda da CMIG3, Arteris, Marcopolo e outros Ou seja, ao girar a carteira eu tinha este cuidado. Além disto eu sempre carreguei um prejuízo antigo acumulado ao longo de 2009 até hoje na declaração de I.R.. Exatamente este prejuízo me possibilitou vender tudo sem ter que pagar I.R.

      Excluir
  4. G65 fazendo movimento de timing?

    "...deixo claro que em um futuro muito próximo, inciarei novamente investimentos em renda variável."
    Muito próximo para mim seria uns 4 meses. É mais ou menos isso?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AdP.

      Poderá ser até menos que isto. Tudo irá depender de algumas negociações e se tudo der certo poderá sobrar um bom montante o que me permitirá a volta para o mercado.

      Abraços.

      Excluir
  5. Boa sorte com a Receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola.

      Não terei problemas com a receita. Eu sempre carreguei alguns prejuízos no mercado de renda variável, acumulados desde 2009. Mesmo no período de 2011 até a poucos dias tive muitos prejuízos devido ao giro. Isto significa que se eu girasse menos, a carteira teria apresentado resultados ainda melhores.

      O prejuízo somado ao lucro me dará ainda um resíduo de prejuízo, que também continuarei carregando nas declarações de I.R.

      Excluir
  6. Sair na correria assim não é legal, o leão mete a boca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner,

      a saída foi planejada, apenas antecipada, mas já havia me precavido quanto a mordida do leão. O plano original era alienar papéis que no máximo geraria um montante de R$ 20.000/mês. Mas como tenho prejuízo acumulado que cobre o lucro, não há problema.

      Excluir
  7. Olá G65 !!! rapaz que susto com esse título da postagem !! rsrs Aguardaremos o seu breve retorno com uma carteira ainda mais vencedora !! Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zé.

      Não estou me despedindo do mercado, rsss. Acho que a renda variável é uma maneira fantástica de elevar o patrimônio. Se tudo der certo no que pretendo fazer, logo estarei de volta e o melhor, talvez não utilize todo o capital.

      Abraços.

      Excluir
  8. Muito legal ver o colega realizando seus objetivos pessoais com a ajuda dos investimentos publicados aqui ao longo dos anos. Motiva a continuar lutando pelos meus próprios.

    Abraço e sucesso nas negociações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LL.

      Siga em frente e comemore cada conquista, até as pequenas, não se esqueça disto.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  9. Uma das carteiras mais agradaveis de acompanhar, espero que volte em breve. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rollex,

      voltarei sim. E se tudo der certo, o retorno será rápido.

      Bons investimentos.

      Excluir
  10. Olá G65,

    Sucesso nas negociações de sua nova empreitada, espero que retorne logo, sua carteira se provou ser uma das melhores durante os 2 anos que fiz o ranking de rentabilidade.
    E encerrou ela com uma rentabilidade muito boa, provavelmente estaria entre os primeiros se o ranking ainda existisse.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, General.

      Para mim seu ranking foi muito motivador e ótimo para companhar a estratégia dos outros blogueiros, foi um ótimo trabalho. Penso que as coisas sairão melhores que eu esperava e voltarei ao mercado muito mais rápido que eu imaginava, isto é muito bom.

      Abraços.

      Excluir
  11. Fala, G65!!!!

    Está saindo num momento em que ficou acima do CDI, está ótimo!!

    Sucesso!!

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dimarcinho.

      Exato, este foi o momento ideal, afinal não sabemos como será o futuro, as coisas podem piorar ainda mais. É melhor proteger o que já foi conquistado, já que o longo prazo, no meu caso, não mais existiria.

      Abraços.

      Excluir

Fica a critério do administrador do blog GERAÇÃO 65 excluir comentários considerados ofensivos ou que contenham palavras de baixo calão.

Tecnologia do Blogger.