Segurança, independência e liberdade: as etapas da vida financeira.

By 20.2.17 ,


No início da minha vida profissional, me preocupei muito em poupar boa parte do salário para formar um fundo de emergência. Era prioritário eu ter uma reserva suficiente que pudesse me ajudar em períodos de apuros. Não precisei de livros de finanças ou conselhos de gurus das finanças pessoais para saber disto, pois, era um pensamento intuitivo e estava relacionado à minha sobrevivência. Fica claro, portanto, a minha busca pela segurança financeira, o primeiro estágio da vida financeira.

Com o passar do tempo desenvolvi o saudável hábito de poupar e, daí em diante, investir tornou-se uma necessidade. Neste período que comecei a consumir livros e artigos relacionados a finanças pessoais e investimentos. O sonho de ter uma renda passiva foi se tornando uma meta e mesmo cometendo erros saí da inércia e comecei a investir. Conquistar a independência financeira não é fácil, pois exige muita disciplina e conhecimento mínimo sobre os investimentos. Tenho plena consciência que nesta segunda fase da vida financeira o orçamento doméstico deve ser mantido sob rédeas curtas. Nunca deverei abrir mão da reserva de segurança, montante que deverá sempre estar alocado em aplicações seguras e de boa liquidez. Quem atinge a independência financeira se aposenta por conta própria, uma vez que, neste período a renda dos investimentos já é semelhante ao salário. 

Às vezes me imagino ir a um restaurante de primeira classe, ter um excelente jantar regado a vinho e pagar sem pestanejar pelo atendimento e ambiente confortável e aconchegante? Ou então passar as férias em algum país sem me preocupar com as contas ao retornar? Estão aí alguns exemplos do esboço da terceira e grande etapa da vida financeira, a liberdade financeira. Fica patente que nesta etapa as limitações impostas pela condição financeira ficam muitíssimas reduzidas. 


Pirâmide_thumb[11]Enfim, a determinação, disciplina e a obstinação são determinantes para a evolução da vida financeira. Não se deixar abater diante das dificuldades e após algum tombo, se levantar e seguir adiante são atitudes inerentes a um seleto grupo de pessoas que provavelmente irão atingir a independência financeira e porque não, a liberdade financeira.

You Might Also Like

6 comentários

Fica a critério do administrador do blog GERAÇÃO 65 excluir comentários considerados ofensivos ou que contenham palavras de baixo calão.